23 set

Pilates — exercício de força e bem-estar para as mulheres

“Entenda sobre uma das atividades físicas mais recomendadas pelos especialistas”

Para quem não conhece, o Pilates é um exercício físico que trabalha a consciência corporal através do treino de força, flexibilidade e equilíbrio. Criado pelo alemão Joseph Pilates, a atividade tem como proposta tonificar a musculatura, trabalhando com o peso do próprio corpo e aparelhos específicos.

Pilates foi um respeitado esportista (ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo) e desenvolveu seu trabalho ainda antes da Segunda Guerra Mundial. Porém, o método só se popularizou a partir da década de 90, quando começou a ser adotado por dançarinos e bailarinos que buscavam a recuperação de lesões.

Pilates

O exercício é também indicado por profissionais de saúde nas áreas de orientação de atividade física e reabilitação. De acordo com a Fisioterapeuta especialista em Pilates, Giovanna Valadares Coury, a grande vantagem do método é que ele pode ser adaptado para diferentes tipos de praticantes, desde crianças até os idosos. “Não existem contraindicações e sim indicações para cada caso de acordo com o nível de condicionamento, faixa etária e restrições de movimento ou patologias. Por isso é tão importante contar com o trabalho de um profissional que seja capaz de adaptar o método Pilates a cada necessidade particular”, explica.

Giovanna ainda esclarece que as aulas são personalizadas de acordo com o objetivo e estado de saúde de cada um, visando qualidade de vida, fortalecimento muscular e alinhamento postural. E na terceira idade os exercícios vão prevenir a perda de coordenação motora e de equilíbrio, além de recuperar as articulações propensas à artrite, artrose e dores generalizadas.

Conheça os princípios do Pilates

  • Alinhamento Postural: correções e orientações.
  • Controle: coordenação motora, padrão ideal de força e velocidade.
  • Centro de Força / Powerhouse: contração da musculatura abdominal, sustentação e estabilidade corporal.
  • Respiração: oxigenação e atenção à prática de forma adequada.
  • Fluidez: movimentos suaves, controlados, precisos.
  • Concentração: atenção e relaxamento.

Pilares para as mulheres

Para as mulheres, o Pilates possui um grande potencial para fortalecer o assoalho pélvico, estimulando o treinamento e condicionamento. Mesmo na gravidez ele pode ser aplicado, pois Pilates irá proporcionar uma atividade física adaptada às gestantes, com movimentos fluidos, controlados, e fortalecimento adequados.

Em geral, o Pilates é indicado para definir a silhueta e o abdômen. “Durante a prática, o abdômen é acionado pelo centro de força (Powerhouse), assim a musculatura é fortalecida e tonificada. Os músculos mais definidos aliados a uma postura correta definem melhor a silhueta e melhoram a autoestima e a disposição das mulheres”, explica a fisioterapeuta.

O Pilates trabalha também os glúteos (bumbum), alongando e tonificando os músculos Ele é ideal ainda para fortalecer os quadris e otimizar o andar elegante das mulheres. Os exercícios ajudam também a amenizar os sintomas de variação hormonal, como a TPM, as enxaquecas e a retenção de líquidos, que pode favorecer o aparecimento das desagradáveis celulites. A prática da atividade combate a flacidez, definindo as pernas e panturrilhas das mulheres.

Alguns dos benefícios do Pilates

  • Condicionamento físico;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Tonificação e fortalecimento muscular;
  • Previne lesões;
  • Bem-estar e qualidade de vida;
  • Combate ao estresse (concentração e relaxamento).

Pilates emagrece?

O Pilates não é um método indicado para queimar calorias, pois não contempla um trabalho onde se eleva a frequência cardíaca a níveis de queima calórica. “O objetivo do Pilates não é promover o emagrecimento, porém, a prática regular dos exercícios promove a tonificação e o fortalecimento dos músculos, além do aumento da força, da flexibilidade e do equilíbrio, o que ajuda bastante na hora de fazer outros exercícios físicos, como os aeróbicos”, declara Giovanna.

Giovanna-Valadares-Coury*Giovanna Valadares Coury é fisioterapeuta graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Especialista em Fisioterapia Neurológica pela UFMG em 2007, Especialista em Pilates pela D&D PILATES em 2007. Trabalha com a atividade desde 2007, e é proprietária do Dynamis Studio Pilates desde 2010.

Contatos: Dynamis Studio Pilates — Rua Espírito Santo, 1892, loja 03, Lourdes, Belo Horizonte, MG. Telefone: (31) 3335-8329.