22 jan

Emagrecimento para o carnaval: saiba como as dietas sem acompanhamento podem ser prejudiciais

O carnaval está chegando e muitas pessoas apostam em diversas dietas para perderem peso em um curto espaço de tempo para estarem com um corpo bonito na folia. Entretanto, fazer uma restrição alimentar sem acompanhamento pode trazer diversos prejuízos à saúde. Por isso, entrevistamos a nutricionista, Patrícia Cruz, a fim de entender qual a melhor maneira de perder peso sem colocar em risco a saúde.

Qual o risco das dietas da moda?

As dietas da moda não se preocupam com o processo de reeducação alimentar. De resgatar o processo “de comer quando se tem fome e parar de comer quando se está satisfeito”. Esse tipo de dieta faz restrições severas e sem nenhuma comprovação científica robusta. Não leva em consideração o estilo de vida da pessoa, idade, gênero, preferências. Em geral as dietas da moda são responsáveis por aumentar o risco de transtorno alimentar e deficiências nutricionais.

Perda de peso em um curto prazo. Isso é saudável?

Reduções de peso em curto prazo estão relacionadas à restrição alimentar severa, que a curto ou médio prazo pode levar a episódios de compulsão alimentar. Além do que os erros cometidos que levaram ao ganho de peso, não foram corrigidos. O reganho do peso perdido, vai acontecer com certeza.

perda-de-peso-para-o-carnaval

É possível emagrecer sem atividade física?

Para reduzir peso precisamos controlar principalmente a ingestão de calorias e não focar somente no gasto. Por exemplo, podemos treinar por 1 hora e ter um gasto calórico 200 kcal. Mas, se ao chegar em casa, fizermos um consumo de 400 kcal, é pouco provável que haja redução de peso. Contudo, o exercício físico é responsável pela melhora da saúde cardiovascular e também está associado ao controle do apetite.

Quais são os primeiros passos para uma dieta saudável?

Procurar um nutricionista e depois discutir o objetivo dessa dieta saudável. Muitos pacientes quando me procuram desejam comer de forma mais saudável somente. Sem ter preocupação com peso ou até mesmo um quadro clínico que exija cuidado. Outros, desejam reduzir peso, melhorar a performance durante o treino, entre outros. A conduta clínica do nutricionista sempre será fazer o paciente comer de forma mais saudável, levando em consideração os objetivos de cada um. A indicação também é deixar preparado marmitas, assim, você conseguirá limitar a alimentação durante o dia. As marmitas podem ser levadas para todas as refeições e armazenadas em bolsa térmica

Por que as dietas não podem acontecer sem o acompanhamento de um especialista?

Porquê fazer dieta sem ter um plano alimentar compatível com o estilo de vida e a demanda física do próprio organismo não adianta. Não é tão simples como todos acham, a nutrição é uma ciência. Todas as nossas condutas clínicas são embasadas em evidências clínicas mundiais. Reduzir a quantidade de alimentos ou consumir alimentos da moda, não faz ninguém mais saudável. Sem um acompanhamento ficamos expostos a cometer erros que podem ser cruciais para determinados ciclos da vida. Exemplo: adolescente que resolve fazer dieta e retirar o leite. Está em fase de crescimento, o cálcio é um nutriente vital nesse momento.

 

Nutricionista-Patrícia-Cruz*Patrícia Cruz é nutricionista, especialista em Nutrição Clínica e em Nutrição em Pediatria e mestranda em Saúde Pública. Atua em São Paulo em consultório particular e em Personal Diet.