28 out

Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama para o ano inteiro

O Sesc Saúde Mulher chama atenção das mulheres para que a prevenção ao câncer de mama se estenda por todo o ano e não somente no mês de conscientização, o Outubro Rosa. Só este ano o programa realizou 10 mil exames de mamografia, 7 mil preventivos e 30.500 atendimentos em ações educativas de promoção da saúde feminina. Os dados reforçam o crescimento do Saúde Mulher que começou em 2012, no Rio Grande do Norte e Goiás, e hoje já está presente em outros 20 estados e no Distrito Federal.

 

 

Mais sobre o Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza exames de mamografia e citopatológico (preventivo) em mulheres, com os objetivos de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero. Com ações alinhadas ao Instituto Nacional de Câncer (Inca) e ao Ministério da Saúde, as unidades móveis oferecem equipamento digital para rastreamento do câncer, além de equipes treinadas por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos. Está presente nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

umsm-1-santa-catarina-20 umsm-1-santa-catarina-23

Durante os exames, os profissionais do Sesc orientam individualmente cada paciente dentro do caminhão. A equipe que atua é composta por um médico, um técnico em radiologia, um supervisor de Serviços Sociais e um analista de Serviços Sociais, além dos profissionais de apoio.  Os municípios que recebem o caminhão ficam responsáveis por encaminhar as mulheres com algum tipo de agravo para o diagnóstico e, posteriormente, tratamento da doença.

Para mais informações sobre o programa acesse o site do Sesc.