15 out

Outubro Rosa: alerta para as mulheres sobre o câncer de mama

Estamos em mais um Outubro Rosa, um mês dedicado para conscientização e prevenção do câncer de mama. Atualmente no mundo, são mais de 250 mil mulheres enfrentando este tipo de câncer e de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são contabilizados 57 mil novos casos a cada ano, com uma mortalidade assustadora de 13 mil mulheres por ano. Por isso, é tão importante falar de uma prevenção que salva vidas.

outubro-rosa

De acordo com o médico oncologista, André Mattar, a melhor forma de prevenção do câncer de mama continua sendo o autoexame das mamas e principalmente a mamografia, exame este que deve ser realizado bienalmente em pacientes acima de 40 anos e que no SUS é oferecido para mulheres acima de 50 anos. No SUS, o diagnóstico tardio é o responsável por 50% das mortes das pacientes diagnósticadas, pois já chegam em estágio avançado.

O especialista acredita que a redução de mortalidade do câncer de mama especialmente nos países desenvolvidos está diretamente ligada aos programas de rastreamento mamográficos e aos tratamentos oportunos, tanto cirúrgico como o sistêmico. “Hoje, mesmo que a paciente não encontre a cura para sua doença, é possível encontrar tratamentos que proporcionam mais tempo e qualidade de vida”, explica.

Dr. André Mattar ainda comenta que sempre vela a pena lembrar alguns bons hábitos que contribuem para a prevenção do câncer de mama:

  • Em casos de câncer de mama na família, realizar os exames de mamografia a partir dos 35 anos de idade;
  • Evitar alimentos industrializados e ricos em gordura;
  • Não fazer uso excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Praticar atividades físicas com frequência;
  • Controlar o excesso de peso, etc.

Infográfico sobre o câncer de mama:

infográfico cancêr de mama