25 out

Outubro Rosa: ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa, um mês totalmente dedicado ao combate ao câncer de mama e alerta para todas as mulheres sobre a prevenção. Segundo uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 57 mil mulheres terão câncer de mama no Brasil apenas neste ano de 2014. Este é o terceiro maior tipo de câncer que mais ocorre no nosso país.

E para alertas sobre os riscos da doença, a Allergan, empresa que atua em diversas especialidades na área de saúde e presente em mais de 100 países, desenvolveu o infográfico especial com as principais informaões sobre o câncer se mama. (clique na imagem para ampliar)

infográfico cancêr de mama

Vídeo

A agência Pro Target pensou numa maneira inusitada de conscientizar as mulheres sobre o autoexame de mama.Veja no vídeo:

Ação

Já a agência Casasanto de Belo Horizonte desenvolveu para o instituto Mário Pena uma ação divertida para conscientizar as mulheres sobre a prevenção. Confira:

Casasanto Mario Pena

Casasanto Mario Pena 2

 

Casasanto Mario Pena

Tudo que você precisa saber sobre o câncer de mama:

– Diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
Quando a doença é identificada precocemente, há até 95% de chance de cura.

– O exame do toque não é suficiente para detectar o nódulo.
Algumas lesões são não-palpáveis e só podem ser identificadas pela mamografia. Após os 40 anos, esse exame deve ser realizado uma vez por ano.

– Genética influencia.
Fatores genéticos tornam as mulheres mais sensíveis a elementos cancerígenos. Em casos de histórico de câncer de mama na família, é preciso de acompanhamento médico frequente antes mesmo dos 40 anos.

– Traumas na mama não causam câncer.
Às vezes, a mulher sofre uma batida na mama e ao apalpar o local, identifica nódulos que nunca havia percebido antes.

– Silicone não causa câncer.
A prótese não influencia no desenvolvimento do tumor, mas pode dificultar a visualização de imagens na mamografia.

– Fatores de risco
Mulheres que não tiveram filhos ou que não amamentaram, que fazem reposição hormonal durante a menopausa por mais de cinco anos, que fumam e consomem bebida alcóolica têm mais chances de desenvolver a doença.

– Atenção na menopausa.
O risco da doença aumenta após os 40 anos e nódulos que aparecem após a menopausa são ainda mais suspeitos. Mulheres com idade inferior também podem ter o câncer de mama, com menor frequência.

– Os sinais.
O surgimento do nódulo pode apresentar alguns sinais característicos: inchaço, irritação ou irregularidades na pele semelhantes a uma casca de laranja, dor, vermelhidão, inversão ou descamação do mamilo, secreção com sangue ou tipo aquosa e presença de íngua endurecida na axila.

– Como prevenir.
Para prevenir a ocorrência de câncer de mama, mantenha o peso adequado, pratique atividade física e não fume. Além disso, visite periodicamente seu médico para realização dos exames preventivos.

Evento Pink Day

No dia 28 de outubro em Belo Horizonte acontece o Pink Day, um workshop especial para mulheres que estão em tratamento de cancêr. O evento que é promovido pela Oncomed BH, foi idealizado pela blogueira do sobreviverblog.com.br, Mara Alves, de 35 anos, que está em tratamento de um câncer no sistema linfático.

Com a perspectiva da participação de mais de 100 mulheres em tratamento de câncer, no evento serão dadas dicas sobre imagem, beleza e alimentação saudável, como forma de promover a autoestima e o bem-estar.

Pink Day

Data: 28/10
Local: Oncomed BH – Rua Bernardo Guimarães, 3.106. Barro Preto
Horário: 14h às 18h
Inscrições: http://sobreviverblog.com.br/inscricoes-pink-day-workshop-de-consultoria-de-imagem-e-alimentacao-saudavel/