06 ago

Os mitos e verdades sobre a menstruação

“A ginecologista Laylla Lemes Carneiro fala o que é mito e o que é verdade sobre o tema que ainda gera tantas dúvidas entre as mulheres”.

Por Paola Patrício

As mulheres menstruam em torno de 400 vezes ao longo de toda sua vida. A maioria inicia o período menstrual aos 12 ou 13 anos e repetem o ciclo até aproximadamente 50 anos, quando atingem a menopausa. Apesar de o mundo ter sofrido grandes transformações e hoje existir maior liberdade para se falar do assunto, muitos conceitos, preconceitos e crendices são ditas, gerando dúvidas sobre o tema nas mulheres.

Muitas são as dúvidas sobre o tipo de absorventes externos e internos, fazendo com que algumas mulheres tenham resistência a usar, principalmente, os internos. Segundo a ginecologista, Laylla Lemes Carneiro, o absorvente interno não ‘se perde’ dentro da vagina. “O canal é elástico e o absorvente interno, se colocado corretamente, não se perde.”, explica a profissional. Ela ainda alerta que os absorventes podem causar infecção. “É essencial trocar de 2 a 3 vezes ao dia.”, conclui.

Mitos e Verdades da Menstruação

Os inchaços durante o período menstrual é algo que incomoda todas as mulheres. Afinal, muitas se sentem feias, com mau humor e, a maioria, sem paciência. Laylla explica que durante o ciclo menstrual ocorrem variações hormonais. “E isso causa retenção hídrica.”, esclarece a ginecologista.

Durante o período menstrual é normal muitas mulheres ouvirem que não se pode andar descalças, evitar certos alimentos, não lavar os cabelos ou até mesmo que não pode ter relações sexuais. No entanto, Laylla afirma que isso são mitos. “A mulher pode pisar no chão gelado, não tem problema. O que pode ocorrer é o aumento das cólicas. Todos os tipos de alimentos são liberados, mas a dieta rica em açúcar pode atrapalhar o hábito intestinal tanto no período menstrual quanto fora dele.” Afirma.  A ginecologista afirma também que não há contra indicações para se manter relações sexuais no período menstrual.

Apesar de muitos dizeres serem lendas, outros são verdades. Em função das variações hormonais, o período menstrual aumenta o aparecimento de cravos e espinhas. Mulheres que tem um convívio constante menstruam na mesma época, pois a vivência no mesmo ambiente costumam influenciar o ciclo de todas, por igual. Laylla Carneiro alerta que não se deve emendar cartela de anticoncepcional. “Existem os anticoncepcionais de uso contínuo para isso.”, explica.

Muitos sugerem que as mulheres durante o período menstrual deve evitar esforço e manter repouso. Porém, a ginecologista afirma que não existe nenhum tipo de contra indicação. “A mulher pode fazer atividade física, porém deve ingerir bastante líquido e manter uma dieta saudável.”, aconselha Laylla.

Laylla Lemes-3* Laylla Aliontina Lemes Carneiro é  Ginecologista e Obstetra.