12 mar

HPV – Um risco à saúde

Informe-se sobre o HPV e a campanha de vacinação realizada pelo Ministério da Saúde para meninas entre 11 e 13 anos.

O Human Papiloma Virus (HPV) é uma doença transmitida através da relação sexual. Dentre o grupo de vírus do HPV existem mais de 200 tipos diferentes.  A maioria deles podem apresentar lesões benignas nos órgãos sexuais. A preocupação mesmo está na ocorrência do câncer de colo do útero.

Vacina HPVDados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras de algum vírus de HPV. No Brasil 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus todos os anos.

De acordo com a ginecologista e obstetra, Laylla Lemes Carneiro, o HPV é muito frequente, porém transitório. “A infecção pode regredir espontaneamente. Em outros casos ela é persistente e pode até mesmo desencadear um câncer, principalmente o colo do útero. O câncer pode ocorrer também em outras áreas como ânus, vulva, pênis, boca, vagina e orofaringe”, esclarece.

Prevenção do HPV

Umas das principais formas de prevenção do HPV é o uso do preservativo, porém não tem a eficácia de 100%, pois a camisinha não cobre a base do pênis. A ginecologista ainda afirma que realizar o exame clínico periodicamente também contribui para prevenção, não da contaminação, mas da descoberta de um possível câncer.

Atualmente ainda existem as vacinas que são aplicadas em 3 doses. As opções são a quadrivalente (previne contra os tipos 16 e 18,  6 e 11 de HPV), e a bivalente (específica para os subtipos 16 e 18).

Campanha de vacinação

Na última segunda-feira (10/03) foi iniciado no Brasil uma campanha de vacinação pelo SUS, para meninas de 11 a 13 anos. As 3 doses poderão ser tomadas em escolas públicas, privadas e postos de saúde em todo país. Para vacinar, as meninas precisam apresentar o cartão de vacinação, ou um documento de identidade e ser autorizada pela família.

Mais informações sobre a campanha de vacinação do HPV podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde (portalsaude.saude.gov.br)