08 jun

Diga adeus a TPM

”Veja quais os principais sintomas da TPM e como aliviá-los”

Qual mulher nunca sofreu de TPM? A famosa síndrome da Tensão Pré Menstrual é o terror de muitas mulheres e acredite, de muitos homens também. Segundo especialistas, a TPM é causada por influências hormonais que são consideradas normais na mulher. Essas influências atingem o sistema nervoso central, provocando alguns desconfortos físicos e psicológicos antes da menstruação.

Os sintomas da TPM mais comuns são ansiedade, depressão, inchaços, dor de cabeça, vontade de chorar, irritação, dor nos seios, entre outros. Essa síndrome, também pode afetar na alimentação, aumentando o desejo por doces, salgados e tão conhecido chocolate por ser consumido pelas mulheres neste período. Existem muitos sintomas da TPM e eles podem variar de cada mulher.

Como aliviar a TPM

TPM - Saúde da MulherDe acordo com a Fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, Meg Martins, uma boa dica para aliviar os sintomas da TPM são exercícios físicos e outras atividades que podem dar a sensação de bem-estar e ajudar na saúde da mulherl.

‘’As atividades físicas contribuem para liberar endorfina, uma substância natural produzida pelo cérebro e considerada um analgésico natural no corpo, ela pode contribuir para aliviar a tensão durante a TPM, proporcionando um relaxamento físico e mental, contribuindo também para uma maior autoestima.  Esses exercícios podem ser uma simples corrida ou caminhada, exercícios aeróbicos, pilates, um pequeno jogo esportivo, entre outros’’, explica.

Outra dica é evitar situações que possam causar estresse, como pensamentos negativos, marcar reuniões ou outros tipos de compromissos mais importantes. Ou seja, o recomendável é evitar situações que são naturalmente estressantes durante este período. Ainda segundo a fisioterapeuta, importante também é manter uma alimentação balanceada, com alimentos como frutas, legumes, verduras que são ricos em nutrientes e beber muita água.

Mas, muita atenção, ainda segundo Meg Martins, se por algum motivo os sintomas da TPM forem muito fortes, fora do comum, à recomendação é procurar um ginecologista. ‘’O tratamento da TPM varia em cada caso e em alguns deles podem ser usados medicamentos. Por isso, cada situação deve ser avaliada por um especialista’’ conclui.

 

meg-martins

* Meg Martins é fisioterapeuta graduada pela PUC Minas e especializada em Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher pela UNICAMP – SP. Conheça mais sobre o trabalho da profissional no site www.fisioterapiaembh.com.br.