24 fev

Consulta ao ginecologista

“Entenda porque muitas mulheres deixam de realizar este importante procedimento”

Pode parecer mentira, mas milhões de mulheres no Brasil nunca foram ao ginecologista e não sabem o tamanho da importância desta consulta. Isto acontece talvez por vergonha, medo, desconhecimento ou falta de costume. Seja qual for o motivo, ele não é justificável. Ir ao ginecologista é essencial para a prevenção de muitas doenças que acometem as mulheres.

Pesquisa-giecologista

Fizemos uma entrevista com a ginecologista e obstetra Laylla Lemes Carneiro, com o objetivo de esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a consulta ao ginecologista. Confira:

Existe uma idade certa para começar a ir ao ginecologista? 

A idade certa para iniciar as consultas ao ginecologista varia para cada mulher. O ideal é quando a menina começa a desenvolver caracteres sexuais femininos como surgimento das mamas e aparecimento de pelos. 

Consulta-ao-ginecologista

Por que a consulta ao ginecologista tem que ser feita regularmente por todas as mulheres? 

A consulta regular ao ginecologista serve para prevenção de doenças como o câncer de mama e o de colo do útero, corrimentos, entre outras. Também é uma oportunidade para esclarecimentos de dúvidas e prevenção de gravidez indesejada. 

Quais são os procedimentos da consulta (exames, assuntos tratados)?

Primeiramente fazemos uma entrevista com a paciente. É importante para conhecermos um pouco mais sobre o histórico de cada uma delas, quais são seus hábitos e fatores de risco. Posteriormente fazemos o exame ginecológico (mamas, abdome e região genital).

Existem incômodos? Dói? 

Há um leve incômodo no exame da região genital, porém sem dor. Não é preciso ter medo. 

Dica para as mulheres que nunca foram ao ginecologista.

A consulta ginecológica de rotina é uma consulta tranquila e objetiva. Previne várias doenças e deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano. Para as mulheres que nunca fizeram, indicamos que vá.  A consulta é um fator essencial para manter a saúde.

Laylla Lemes-3* Laylla Aliontina Lemes Carneiro é  Ginecologista e Obstetra