15 abr

Candidíase

“A ginecologista Laylla Lemes Carneiro explica o que é a candidíase e como evitá-la”

A maioria das mulheres geralmente tomam bastante cuidado com a região íntima. Entretanto, é comum aparecer alguns corrimentos, coceiras e infecções que incomodam. Uma das causas deste sintomas é a candidíase, uma infecção causada por um fungo de nome Candida. Ele atinge a mulher quando ela está imunodeprimida, ou seja, com baixa imunidade, estresse, câncer ou doenças como Aids.

candidíase

De acordo com a ginecologista e obstetra, Laylla Lemes Carneiro, a candidíase se manifesta na vagina e vulva, provocando coceira, corrimento branco e muitas vezes cheiro forte. “O fator emocional é um dos principais agravantes do problema, pois ele diminui imunidade, dando condições para a ação do fungo”, explica a médica.

O diagnóstico da candidíase é essencialmente clínico, e também pode ser feito através de um exame ginecológico. O tratamento é realizado com pomadas no local ou comprimidos. “Os dois tipos de tratamento podem ser combinados. Porém, é indispensável a orientação médica, pois cada caso deve ser analisado pelo ginecologista”, afirma Laylla.

Para evitar a candidíase, a médica afirma que é necessário uma dieta balanceada, rica em vitaminas e proteínas, estas que aumentam a imunidade. Além disto, é recomendável a atividade física, uma vida saudável e sem estresse quando possível. “As mulheres ainda podem evitar roupas apertadas e abafadas como a calça jeans, lycra, entre outros. A região íntima precisa respirar, e esta é uma das melhores armas para combater a candidíase”, encerra.

Laylla Lemes-3* Laylla Aliontina Lemes Carneiro é  Ginecologista e Obstetra.