25 jan

Férias – Como manter o bem-estar e lidar com o estresse

Confira as dicas da psicóloga Gabriela L. Campos para aproveitar bem este momento!

Férias escolares e do trabalho, filhos e marido em casa ou em viagens de férias. Nesta época muitas mulheres acabam ficando estressadas com essa situação e ficam sem saber o que fazer para manter o bem-estar e até mesmo relaxar. O resultado disso são dores constantes de cabeça, nas costas, problemas intestinais e muito mau humor. E às vezes, as sonhadas férias acabam ficando comprometidas.

Para que as mulheres consigam lidar com esses momentos de estresse e possam aproveitar as férias da melhor forma possível, a Psicóloga Gabriela L. Campos responde algumas perguntas feitas pelo Blog Mulher com saúde:

Férias em Família

Como manter a calma e se divertir nas férias, mesmo sendo uma mulher madura, casada, dona de casa, com marido estressado? É possível não se deixar afetar por isso?

Gabriela Campos:

Se seu marido está estressado e as crianças manhosas, você não vai querer discutir com a família como aqueles dias poderiam estar sendo perfeitos se nada daquilo tivesse acontecendo. Não agora. É melhor agir de forma a amenizar o problema que já existe. Basicamente, não é possível não se deixar afetar, mas sim, reduzir problemas e lidar com aqueles que existem de forma mais funcional e saudável.

Por isso, ter controle sobre as contingências é fundamental. Isso quer dizer que podemos controlar algumas variáveis do nosso ambiente a fim de eliminar possíveis antecedentes para respostas de estresse. Por exemplo: se você sabe que suas crianças são alérgicas à areia e que seu marido não suporta o calor excessivo, você não vai escolher passar as férias em uma cidade praiana. Estar em uma praia é um antecedente para respostas negativas: marido estressado, filhos doentes e você cheia de trabalho.

Como fazer para não se estressar com as crianças agitadas em casa durante o período de férias?

Gabriela Campos:

Dar um “chá de cansaço” em suas crianças é uma boa alternativa para que você não desista antes delas. Planeje atividades em que as crianças possam gastar energia, deixe que elas participem das tarefas da casa (fazer o bolo para o lanche, por exemplo, pode ser bem divertido para elas e útil para você), descanse também quando elas forem descansar, assim você terá energia quando elas acordarem. Preocupe-se menos com a arrumação da casa e deixe as crianças e você mais livres, afinal, vocês estão de férias.

Qual a sua dica para conseguir relaxar durante a viagem de férias com a família e driblar o estresse? Quais as melhores técnicas de respiração para diminuir a ansiedade nesses momentos?

Gabriela Campos:

Estabeleça rotinas mais flexíveis. Brinque junto com as crianças ao invés de só vê-las brincando (por que adultos não brincam?). Esteja com seu parceiro em atividades prazerosas ao invés de deixá-lo ir sozinho e arrumar qualquer desculpa para ficar em casa. Depois, arrume tempo só para você. Divida as responsabilidades com aqueles que também podem assumi-las. A respiração diafragmática é uma boa técnica para o controle da ansiedade. Use-a sem moderação.

 

Respiração Diagragmática

O que a mulher pode fazer no geral para não se descuidar do seu bem-estar durante as férias?

Gabriela Campos:

Não esqueça que você é importante para você mesma. Tome decisões pensando também naquilo que você sente, pensa e gosta. Boas férias, garota!
*Gabriela Campos é psicóloga formada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).