21 set

21 de Setembro: Dia Mundial do Alzheimer

O dia 21 de setembro é considerado o dia mundial do Alzheimer, uma doença que possui estágio inicial silencioso. Segundo dados do Instituto Alzheimer Brasil, hoje já são mais de 1,3 milhões de pessoas atingidas em nosso país. A doença, ainda sem cura, acomete principalmente idosos a partir dos 65 anos.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. O risco ainda é maior em mulheres e o fator hereditariedade nos casos de Alzheimer em pessoas com menos de 65 é fortemente considerado. Ainda segundo a associação, a intensidade e a velocidade do agravamento da doença pode variar de pessoa para pessoa.

Dia-mundia-Alzheimer

Sintomas do Alzheimer

Os primeiros sintomas da doença são identificados e muitas vezes, por falta de conhecimento, podem não ser relacionados ao Alzheimer. Entre estes sintomas estão as alterações no humor e alguns aspectos comportamentais, tais como esquecimento, percepção da realidade, linguagem e dificuldades de raciocínio. Quando em seu estágio avançado a pessoa fica com dificuldades de executar até mesmo tarefas cotidianas de higiene, como tomar banho e vestir-se.

Com o avanço da doença e a degeneração do tecido cerebral, outras funções do corpo vão sendo afetadas, até mesmo os cinco sentidos da pessoa. Tudo isso vai prejudicando a independência do doente. Por isso, a importância da conscientização da detecção precoce.

“Eu não me esqueço”

E para melhor informar e conscientizar a sociedade sobre o Alzheimer, a ABRAz está promovendo em todo mês de setembro a campanha “Eu não me esqueço”. A campanha acontece em 15 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O objetivo da instituição com a campanha é informar e conscientizar a população a respeito da Doença de Alzheimer (DA), assim como a importância do diagnóstico precoce para uma melhor qualidade de vida ao paciente e aos familiares, e também orientar os cuidadores e familiares sobre os cuidados com a pessoa doente.

Serão promovidas durante todo o mês rodas de conversa e debate, palestras, Caminhada da Memória, Pedalada da Memória e encontros com familiares e cuidadores. Como cada regional de estado tem sua própria programação de eventos, as informações sobre datas e horários podem ser consultadas no site da ABRAz: www.abraz.org.br/agenda.

Sobre a ABRAz

Fundada em 16 de agosto de 1991, em São Paulo, a ABRAz  Associação Brasileira de Alzheimer – é uma entidade privada de natureza civil, sem fins lucrativos, que tem como missão ser o núcleo central, em todo o país, das pessoas envolvidas com a Doença de Alzheimer e outras demências.