01 out

Ácido fólico

“Conheça a necessidade da substância antes da gravidez”

Muitas mulheres que pretendem engravidar não conhece a importância da substância chamada de ácido fólico. Ela é essencial para a formação do bebê, por isso, é indicada para as futuras mamães.

O ácido fólico, que é conhecido também como vitamina B9, auxilia na prevenção da má formação do tubo neural do feto intra útero. Esta má formação é conhecida como espinha bífida, que quando mal fechada durante a gestação, pode provocar danos no sistema nervoso central do bebê como a hidrocefalia, hérnias abdominais, mal formação do intestino e trato geniturinário, pé torto congênito, entre outros.

 

ácido fólico antes da gravidezComo ingerir o ácido fólico

Para ingestão de ácido fólico recomenda-se comer alimentos como frutas cítricas, feijão preto, brócolis, lentilhas, gema de ovo, vegetais com folhas escuras e outros. De acordo com a fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, Meg Martins, alguns estudos apontam a necessidade da ingestão do ácido fólico três meses antes da gestação e três meses depois da fecundação.

Ela ainda explica que é no começo da gestação que o tubo neural é formado, e a presença da substancia reduz as chances de alterações na formação. “A quantidade que é recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 0,4 miligrama por dia, no entanto, deve consultar o seu ginecologista. Ele ainda contribui para prevenção de doenças respiratórias, cardiopatias e até mesmo alterações cognitivas como dificuldade no aprendizado’’, afirma.

Benefícios do ácido fólico para a saúde

Para a mulher, além de contribuir para uma gestação saudável, o ácido fólico ajuda prevenir doenças como câncer, anemia, doenças do coração e outros. O futuro pai também pode ingerir a substância, pois ela irá contribuir para a produção de glóbulos vermelhos e também a prevenir doenças.

‘’Além do planejamento para engravidar que envolve gastos em geral e tempo do casal, é importante cuidar da saúde. Ir ao médico antes da gestação é a melhor opção para quem deseja uma perfeita saúde para o bebê, e alguns cuidados são essenciais para que isso aconteça’’, conclui Meg Martins.

meg-martins*Meg Martins é fisioterapeuta graduada pela PUC Minas e especializada em Fisioterapia aplicada à Saúde da Mulher pela UNICAMP – SP. Conheça mais sobre o trabalho da profissional no site www.fisioterapiaembh.com.br.