24 dez

Festas de final de ano: veja como comer bem e sem arrependimento

Confira a entrevista sobre o assunto com a nutricionista Juliana Morais

Final de ano é quase impossível resistir à todas delícias da ceia de Natal e Ano Novo. Mas como aproveitar estas festas comendo bem e sem exagerar? Esta e outras perguntas eu fiz à nutricionista Juliana Morais, e as respostas você confere abaixo. Aproveite as dicas!

1. Podemos comer de tudo nas festas de final de ano?

Sim. Com moderação tudo é possível. O importante é não comer tudo de uma só vez, isso porque mesmo em pequenas porções, se a ceia for muito farta, comer um pouquinho de cada coisa pode se tornar um “montão”. O ideal seria selecionar aquelas comidas que mais gosta e degustar com moderação.

2. Como controlar para não exagerar?

De modo geral, não ficar muito tempo sentado à mesa principal. Mesas cheias e fartas de opções, que ficam ali expostas para serem petiscadas são um perigo, pois desconcentra você na quantidade que está comendo. Escolha um lugar estratégico para se sentar, preferencialmente longe das mesas de petiscos e direcione-se a mesa apenas para servir seu prato. Evite beliscos “longos”

Comida de Natal

3. Quais alimentos, se possível, devem ser evitados?

Doces e alimentos ricos em gordura ruim são quase impossíveis de serem evitados. Mas dá para preferir o suco de frutas natural ao invés do refrigerante e, assim, reduzir o percentual de açúcar. O mesmo para a gordura. Por exemplo, dentre as carnes da ceia, optar pelo peito do peru, que é nutricionalmente mais interessante que as demais opções de carnes vermelhas. Sabe aquela famosa história, “para que tomar um refrigerante zero se está comendo um big sanduiche?”, justamente por isso, escolher uma opção “menos ruim” pode lhe render um saldo menos negativo neste período de festas

4. Quais alimentos são recomendados para o balanceamento da dieta no final de ano?

Frutas, verduras e água são sempre bem-vindos! E na maioria das festas, estes acabam por servirem de itens de decoração. As vitaminas, minerais e a água são essenciais para o equilíbrio metabólico.

5. Por que beber muito líquido é extremamente importante?

A água e os sucos de frutas são de extrema importância pois desintoxicam o organismo. Os excessos alimentares e as bebidas alcoólicas sobrecarregam o nosso corpo prejudicando o metabolismo de modo geral.

6. O que o exagero na alimentação pode causar?

Comer demais pode causar a mais simples azia ou até mesmo uma dificuldade de respiração, que pode desencadear um aumento da frequência cardíaca. E dentre os sintomas clássicos e mais comuns temos a indigestão, diarreia, constipação, enjoo, vômitos, etc.

7. Dicas para quem sabe que vai comer bastante no final de ano e não quer se arrepender.

Quase impossível, comer bastante e não se arrepender se você se preocupa com sua saúde. Se for para comer muito, invista nas frutas, verduras e água! Lembrando que com moderação, TUDO é possível.

 

Juliana Morais Nutricionista*Juliana Morais é nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos e especialista em Obesidade e Emagrecimento. Confira mais sobre o trabalho da profissional no site www.renutra.com.br.