11 jul

Dietas que prometem milagres – Abra o olho!

Há um numero incontável de dietas de emagrecimento, se digitamos no buscador de internet aparecem nada mais nada menos que aproximadamente 905.000 resultados. Diante de tanta informação, como filtrar aquela que realmente vale a pena? Primeiro, para tudo na vida, o modo mais simples de evitar “problemas” é o bom senso.

Dietas Milagroras
Dietas milagrosas que prometem grandes resultados em intervalos de tempo muito curtos são dignas de desconfiança, assim, como outras que se caracterizam por no mínimo exóticas como a “dieta da água”, do “limão”, da “fruta”, do “chá, da “sopa”, etc. Sem contar que muita delas foram adotadas por famosos, que de repente aparecem na mídia, 10, 20, 30 quilos mais magros e acabam por tentar nos convencer que “aquela” dieta é melhor do que a “outra” deita. Para não cairmos nestas armadilhas dos meios de comunicação, a solução é nos informar.

Cabe a todo bom profissional da saúde, não defender uma ou outra estratégia de emagrecimento como certa e aplicável a qualquer pessoa. Cada indivíduo tem sua particularidade em relação à alimentação, por exemplo: quando se fala que não pode comer carboidrato à noite, mas a pessoa faz atividade física neste período? Sendo assim, o segundo passo do “filtro” seria perguntar a si mesmo: Essa informação se aplica a mim, ao meu cotidiano e às minhas particularidades?

Pode ser até possível emagrecer com uma dieta famosa, se esta for saudável e aplicável, mas a principal mentira sobre as dietas seria dizer que elas funcionam para todo mundo, uma vez que o “funcionar” depende de inúmeras condições, a começar pela sua individualidade. Só assim, você poderá escolher uma dieta para emagrecer.

Dietas sem exercícios

Terceiro ponto a considerar, dieta sem exercício funciona. Mas pode ser mais difícil dar continuidade à perda de peso em longo prazo, soma-se a isso uma maior probabilidade de se readquirir o peso perdido após o término da dieta. Então, para não errar e colher os benefícios para a saúde que atividade física pode proporcionar, além da adequação do peso, pratique sempre!

Importante, não adianta tentar fazer o que você não gosta, você não terá resultado, porque você não vai fazer direito. Se você não gosta de nada é porque ainda não experimentou de tudo, faça testes, aulas experimentais, aulas de dança, ping-pong, boliche, e por aí vai, use a imaginação. A regra é não ficar parado, dê caráter de atividade física às suas atividades de lazer!

Acompanhamento com profissional

Diante de todas essas possibilidades, o nutricionista e o educador físico são os profissionais mais habilitados para lhe orientar na alimentação e atividade, respectivamente. É importante dar o primeiro passo com a ajuda do profissional, ele vai lhe ensinar a “pensar nutrição e atividade física”, sugerir qual estratégia é a melhor para que você alcance os resultados esperados.

Conselho de Nutricionista, se você ainda não alcançou o sucesso que queria em uma ou outra dieta de emagrecimento, não desista, analise suas condições e as das dietas que já praticou e “filtre” suas particularidades. Em seguida, procure um profissional habilitado que entenda não só de nutrição e atividade física, mas que tenha também algo muito importante, cuidado e consideração por suas particularidades, pois estas informações são determinantes para um resultado de sucesso. Dietas de gaveta e de internet tem prazo de validade, funcionam no mínimo um dia, quando não um período, e no máximo uma semana. E crie o hábito que levar sempre com você bolsas térmica para marmita, assim você cria uma rotina para consumir os alimentos adequados em qualquer lugar.

Post colaborativo de Juliana Morais A de Almeida
NUTRICIONISTA 7699
Mestre em Ciência dos Alimentos
Especialista em Obesidade e Emagrecimento
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