09 abr

Controle das dores

“Veja como alguns tratamentos com anestésicos locais tem contribuído para o alívio da dor”

Uma das reações mais comuns do ser humano é sentir dor e no caso de muitas pessoas, a dor já faz parte do cotidiano. Porém, existem muitos especialistas que desenvolvem seu trabalho voltado para a cura e diminuição desses sintomas fisiológicos.

Quando se fala em tratamento contra a dor, a maioria consiste em métodos invasivos. Porém alguns deles além de serem minimamente invasivos têm se mostrado muito eficazes na eliminação da dor. Eles se resumem em aplicações de medicamentos em determinada região (o tipo de medicamento e a região variam de acordo com o tratamento) e proporcionam um grande alívio aos pacientes. Não se esquecendo da associação de aplicação de calor local, orientações ergonômicas e posturais, exercícios orientados, mudanças de hábito, fisioterapia e uso de analgésicos e anti-inflamatórios.  Essas dores crônicas, são responsáveis pela infelicidade de muitas pessoas e existe uma procura cada vez maior por esse tipo de terapia.

alivio-da-dor

Dentre esses tratamentos, o uso e aplicação de anestésicos locais tem se mostrado uma das terapias mais eficazes, conforme os estudos publicados:

–  “Tratamento da dor neuropática crônica pós-trauma com o uso do bloqueio periférico.”  Helton José Bastos SettaI; Odiléa Rangel GonçalvesII; Carlos TellesIII; Nubia VerçosaIV , 

Fonte: Ver. Dor vol.13 no.3 São Paulo Jul/Set. 2012.

– “Avaliação da Eficácia do Agulhamento de Pontos-Gatilho Miofasciais (seco, 0,5% e 1% de lidocaína) em Pacientes Portadores de Dor Miofascial na Musculatura Mastigatória.”  Dr. Renato Oliveira Ferreira da Silva

Fonte: Tese do título de Doutor em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo -2007

Este anestésico local busca provocar estímulos no sistema nervoso por meio de micro injeções a fim de reorganizar diversas funções do organismo, foco de desequilíbrio do impulso nervoso. Diferente da acupuntura, que usa a colocação de agulhas secas em pontos específicos do corpo, a injeção de anestésicos além de estimular os pontos, promove uma prolongada estimulação de centros neurológicos próximos ao local onde ocorreu a aplicação.

Essa estimulação leva em consideração fatores físicos e emocionais, sejam eles cirurgias ou traumas, que desequilibram o sistema nervoso. Tais alterações neurológicas resultam em sintomas físicos, como dores crônicas, rigidez e desequilíbrios posturais. A terapia consiste na estimulação de terminais nervosos que se encontram bloqueados, intoxicados ou estagnados por causa de tecidos inflamados e ou alterados troficamente. A aplicação da substância é capaz de restaurar o equilíbrio neurológico, levando ao desaparecimento do problema.

No Brasil, um dos nomes que se destaca no desenvolvimento dessas terapias é o Dr. Afonso Jorge França. Especialista em tratamentos da dor. O ortopedista e traumatologista, possui uma clínica no Rio de Janeiro onde atende seus pacientes há anos. Dr. Afonso Jorge França faz aplicação de anestésicos em sessões que duram em média 15 minutos, após  uma criteriosa avaliação clínica. As aplicações são feitas em pontos específicos do corpo usando seringas com agulhas finas e curtas (como as de aplicação de insulina).Quem também faz uso desta técnica é a dentista Dra. Eneida Tonasso que trata seus pacientes cujas doenças tem origem na cavidade bucal.

Uma das maiores curiosidades dessas terapias é a sua capacidade de estimular memórias celulares e dos tecidos, mesmo àqueles muito distantes dos pontos de aplicação. Dr. Afonso Jorge França se destaca por ser um dos poucos médicos na cidade do Rio de Janeiro que se utiliza desse tratamento.

“A grande vantagem desse tipo de tratamento é a sua alta capacidade de cura de dores crônicas com os mínimos efeitos colaterais. Esse é um grande campo em desenvolvimento no Brasil. Na Europa, Cuba , Colômbia e Argentina existe uma enorme gama de cursos para especialização nesse tipo de tratamento”, explica o especialista.

Contribuição de Caroline Dihlmann

Dr. Afonso Jorge FrançaDr. Afonso Jorge França é formado em medicina pela UNIFESO, com residência médica no Hospital Central da Aeronáutica e pós graduado em medicina desportiva pela UFRJ, além de ter o título de especialista em traumatologia-ortopedia da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).