21 nov

Conheça como a toxina botulínica pode ajudar em tratamentos odontológicos

Membro titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia fala sobre aplicações e benefícios do produto

A aplicação da toxina botulínica para fins médicos e terapêuticos, e para correção de problemas estéticos, como diminuição das rugas e linhas de expressão, já é bastante divulgada e conhecida por milhares de pessoas. Mas o que muitos ainda não conhecem são os benefícios proporcionados pelo produto também na área odontológica, para tratar e corrigir problemas bucais.

Na odontologia, a toxina botulínica foi devidamente regulamentada para uso pela Resolução 112/11 do Conselho Federal de Odontologia – CFO – desde setembro de 2011. Justamente pela sua atuação na diminuição da tensão muscular, ela pode ser utilizada para diversas finalidades na área, como é o caso do controle do bruxismo, conhecido pelo ato de ranger os dentes durante o sono.

toxina-botulinica-odontologia

Segundo a cirurgiã dentista, especialista em implantodontia e membro titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, Dra. Regina Bregalda, nesse caso, quando a toxina botulínica é injetada num dos músculos da face, a tensão diminui, de maneira que não há força o suficiente para provocar o atrito entre os dentes, causando o desgaste ou a fadiga dos músculos da mastigação, uma das situações responsáveis pelas dores orofaciais. ‘’A vantagem em relação ao tratamento tradicional é que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao paciente, a toxina não causa incômodo. Além disso, a substância também pode ser aplicada no controle das próprias dores de cabeça secundárias ao bruxismo.’’

As assimetrias de face (ligadas à hipertrofia dos músculos da mastigação), o sorriso assimétrico, o controle de alguns tipos de sialorreias (salivação em excesso) e as dores orofaciais ligadas à disfunção da articulação temporomandibular (DTM muscular, caracterizada pela fadiga dos músculos da mastigação), também podem ser corrigidas com a aplicação da toxina. ‘’Temos tido excelentes resultados com aplicação da toxina para tratar o sorriso gengival, que acontece quando há exposição excessiva da gengiva ao sorrir’’, explica a especialista.

As principais vantagens da toxina botulínica são resultados rápidos, sem ou quase nenhum efeito colateral, tornando a sua utilização bastante segura.

dentista-regina-bregalda*Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO), especialista em estética orofacial pelo M.A.R.C. (Miami Anatomical Research Center), nos Estados Unidos, e pelo Odontopartners e membro titular da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia.