10 jan

Alimentos funcionais

“Conheça quais os alimentos que contribuem para uma vida mais saudável e ainda ajudam a melhorar o humor”

Uma boa alimentação é extremamente importante para o perfeito funcionamento do organismo. O que muitas pessoas ainda não sabem é que existem certos tipos de alimentos, que além dos altos valores nutritivos, contribuem também para o humor, combatendo crises de estresses e ansiedade.

Alimentos Funcionais

A Vitamina C, por exemplo, é uma ótima aliada no combate ao estresse, isso porque ela ativa o funcionamento da glândula adrenal, responsável pela liberação de hormônios em resposta ao estresse, como por exemplo, a adrenalina. O indicado é ingerir alimentos que possuem vitamina C para regular os níveis destes hormônios no corpo.

No caso do desânimo, a pessoa poderá ingerir alimentos que possuem a combinação de glicose e triptofano (substância que provoca a sensação de bem-estar).  Alguns exemplos destes alimentos são o doce de leite, chocolate o iogurte. Porém, eles devem ser consumidos em pequena quantidade pelo fato de serem muito calóricos. O consumo em excesso pode causar ainda mais desanimo e depressão.

Confira abaixo alimentos indicados para algumas situações:

Alimentos para diminuir a ansiedade

Laranja, leite, ovos, iogurte, arroz integral, chocolate, manga, aves, peixes, óleos vegetais, linhaça, limão, morango, caju, rúcula, brócolis, acerola, entre outros.

Alimentos para amenizar a TPM

Pães integrais, linhaça, água de coco, chás de frutas, figo, aveia e beterraba, alcachofra, quiabo, abacate, banana, feijão, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem, etc.

Alimentos para diminuir o estresse

Salmão, atum, amêndoas, abacate, pistache, chá preto, chocolate, leite, aveia, castanha-do-pará, alface, espinafre, brócolis, abacaxi, queijo, feijão, gérmen de trigo, entre outros.

Alguns dos alimentos citados acima são extremamente calóricos e por isso, devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Para saber corretamente quais utilizar e ter uma alimentação balanceada consulte um nutricionista.