07 dez

Saúde bucal: técnicas para um sorriso bonito

Hoje além de cuidar bem do corpo a mulher tem tudo a disposição para deixar uma de suas melhores armas de sedução, o sorriso, impecável. Impressoras 3D, aparelhos dentários invisíveis e até o famoso botox já estão sendo usados nos consultórios dos dentistas. A odontologia caminha cada vez mais para a perfeição dos sorrisos, indo além de simplesmente promover a manutenção da saúde bucal.

Segundo o dentista Ronaldo Figueira, isso é uma tendência no mundo todo. “Hoje todo mundo cuida e se preocupa com a estética além da saúde. Isso vai desde os profissionais de todas as áreas até os atores e atrizes de Hollywood e atletas como David Beckham e Cristiano Ronaldo,”explica.

Aparelho Dentário

Para atender essa demanda, as impressoras 3D são as novas estrelas da odontologia esculpindo próteses dentárias com máxima precisão no mesmo dia. Com isso o paciente não precisa usar próteses temporárias nem ficar um único dia sequer sem estar com a estética da boca impecável. “O benefício para os pacientes é o tempo. Agora com esse equipamento a prótese definitiva fica pronta em 25 minutos. Além disso não precisa mais usar a temporária,”diz Ronaldo.

O sistema 3D chama-se Cerec e consiste em dois equipamentos de extrema precisão onde uma câmera intra-oral capta as imagens do dente seguindo orientações do dentista e manda para um software no computador. Depois da imagem captada o processo de confecção da prótese é feito por uma fresadora, “Uma vez a prótese planejada, enviamos para a fresadora cortar o material e assim a prótese é esculpida”.

Outra novidade lançada esse ano é o invisalign, o aparelho ortodôntico transparente. O Invisalign é um kit com jogos de alinhadores seqüenciais feitos sob medida e personalizados. Eles reposicionam os dentes passo a passo para conseguir o sorriso ideal sem usar fios ou metais e são muito fáceis de tirar para comer, escovar e passar o fio dental. Tudo isso sendo praticamente transparente.

“A maioria das pessoas nem vai notar que você está utilizando um aparelho ortodôntico. O Invisalign é superior ao tratamento convencional pois o paciente tem maior conforto, melhor higienizarão e maior previsibilidade dos resultados graças ao software utilizado para planejar o tratamento” finaliza Ronaldo, que foi um dos primeiros dentistas a usar o Invisalign no Brasil.
Para pacientes com bruxismo ou sorriso gengival a novidade é o Botox. O tratamento com a toxina botulínica é muito eficaz na disfunção articular, melhorando as dores e também o desgaste dentário nos casos de bruxismo. Já nos de sorriso gengival, a aplicação do botox faz com que o paciente mostre menos a genviva.

“O Botox também está sendo usado na estética da boca, seja em casos de bruxismo, que também afeta a estética, e também em casos de sorriso gengival. Hoje os consultórios dentários estão bem diferentes do que há dez anos atrás,”conclui Figueira.

Dentista Ronaldo Figueira