09 ago

Livre-se das espinhas!

‘’Saiba quais são as principais causas da acne e tratamentos’’

Quem nunca teve aquela espinha bem no dia daquela festa especial ou encontro? Até aí, uma ou outra, tudo bem. Mas, muitas espinhas em todo o tempo pode caracterizar um problema de acne. A acne é uma doença não grave, inflamatória da pele, que atinge tanto mulheres quanto homens em idades variadas.

A acne atinge principalmente adolescentes. Isso se dá pelo aumento de hormônios sexuais durante este período. Mas, outros fatores também são levados em consideração como pele oleosa, estado emocional e outros.

Tratamento para acne

Resumidamente, a acne é o acúmulo de sebo nas glândulas sebáceas, onde pode ocorrer irritação e ainda proporcionar o desenvolvimento de uma bactéria chamada Propionibacterium acnes, causando assim inflamações.

A aparência da acne ou espinha, geralmente é avermelhada com uma bolsa de pus. Já os comedões, conhecido também como cravos, podem apresentar uma cor esbranquiçada ou amarelada com a ponta escura. As espinhas e cravos podem aparecer no rosto, costas, ombros e peito.

Tratamento para a acne

Mesmo não sendo uma doença grave, a acne pode trazer consequências como marcas na pele, perda da autoestima e problemas psicológicos como isolamento e depressão. Porém, existem diversos tratamentos para a acne, algum deles, utilizando desde remédios antibióticos de ingestão ou aplicados no local, tratamentos hormonais com anticoncepcional no caso das mulheres, agentes esfoliantes e lasers para amenizar as cicatrizes.

Em todos os casos é necessário consultar um dermatologista. Assim, ele irá analisar a gravidade de caso e indicar o melhor tratamento. Além disso, alguns cuidados com a pele como boa higienização da pele, evitar a exposição solar, uso de loções adstringentes, podem a ajudar a amenizar o aparecimento da acne.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!