03 out

A importância de remover bem a maquiagem da pele

“A fisioterapeuta dermato-funcional Tatiana Campos Rocha dá dicas de como limpar a pele sem sofrimentos”

Toda mulher adora estar sempre bem maquiada e linda. São inúmeros produtos voltados para todos os tipos de pele que podem ser usados para compor o visual. Entre eles podemos citar o primer, a base que dá o acabamento a pele, pó compacto, blush, lápis, sombras, rímel, glitters, entre outros.

Mas depois de todo o glamour, todo o make precisa ser retirado, pois ele pode prejudicar a pele. De acordo com a fisioterapeuta especialista em dermato-funcional, Tatiana Campos Rocha, a presença da maquiagem na pele entope os poros, provocando o aparecimento de cravos e espinhas. Além disso, ela pode prejudicar na hidratação da pele.

retirar-maquiagem-da-pele

“Pessoas que têm pele mista ou oleosa, quando não removem corretamente a maquiagem podem desenvolver um aumento da oleosidade. Já quem tem a pele seca pode sofrer ainda mais com o ressecamento”, explica a especialista.

A melhor maneira de remover a maquiagem é usar bons demaquilantes. Eles podem vir em forma de cremes, loções, espumas e shampoos. Além disso, um recurso fácil e barato é usar shampoo de bebê, que remove bem a maquiagem e não arde os olhos.

“Para utilizar este tipo shampoo como demaquilante a dica é fazer uma mistura de 50% de shampoo e 50% de água filtrada ou mineral. Assim, um pouco da concentração do produto é quebrada e funciona super bem, limpando a pele sem agredir”, afirma Tatiana.

Remoção de maquiagem à prova d’água

Para maquiagens mais pesadas, por exemplo, à prova d’água, é necessário um produto mais específico. São os demaquilantes bifásicos, que contém óleos ou silicones em sua fórmula. Eles fazem uma retirada mais eficaz e menos traumática. Ainda segundo a fisioterapeuta dermato-funcional, o truque para usar demaquilante bifásico é não lavar o rosto antes.

”Use o demaquilante e lave o rosto somente no final, com o sabonete adequado para sua pele. Com isso, a limpeza será potencializa e resquícios dos produtos não ficarão na pele, que podem deixá-la oleosa”, afirma.

Outra dica é usar óleo de bebê para tirar a maquiagem dos olhos. Basta apenas colocar duas gotinhas no algodão e passar no local. A maquiagem sairá toda no algodão. Além do óleo de bebê, podem ser usados óleo de amêndoas ou azeite, isso mesmo, azeite de oliva que colocamos na salada. Ele funciona muito bem para a retirada do make.

Tatiana-campos-rocha

 

* Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Fisioterapia Cardiorrespiratória. Conheça mais sobre o trabalho da profissional no www.espacoequilibrio.com.br.