26 nov

Diastema

“O dentista Joel Mauri dos Santos explica o que é o problema e qual o tratamento”

O diastema é aquele espaço extra entre os dentes, que às vezes chega a ser um charmoso em algumas pessoas. É a marca registrada de alguns famosos, como Madonna e a belíssima Georgia Jagger, filha de Mick Jagger.

De acordo com o dentista e especialista em estética bucal Dr. Joel Mauri dos Santos, este espaço entre os dentes pode ser facilmente notado na arcada dentária superior. “Algumas crianças podem apresentar o diastema quando ainda possuem dentes de leite, e na maioria dos casos, os espaços podem se fechar quando nascem os dentes permanentes. O hábito de chupar dedo, chupeta ou mamadeira pode agravar o caso, pois eles exercem pressão sobre os dentes ao longo do tempo”, afirma.

Diastema da Georgia Jagger

Causas do diastema

Ainda segundo o dentista, entre as principais causas do diastema estão: falta de algum dente, diferença entre os tamanhos dos dentes, quedas de dentes de leite antes da hora e anormalidade do freio labial. O diastema é prejudicial para a saúde bucal, pois há uma perda gengival mais acentuada na região do diastema, chamada de retração gengival.

Tratamento do diastema

As melhores opções de tratamento são: aparelho, restauração com resina e restauração com porcelana. Cada um deles tem um tempo específico para aplicação.
“Se a opção para fechar o diastema for com restauração de resina ou porcelana, o tratamento é mais rápido. Com resina o tratamento fica pronto no mesmo dia e leva em torno de três horas, e com porcelana o procedimento é concluído em dois dias. Se for com aparelho ortodôntico, depende da avaliação do ortodontista e de cada caso”, afirma o especialista.

Algumas pessoas ficam com dúvida se o diastema pode voltar depois do tratamento. Dr. Joel explica que tanto no procedimento ortodôntico, quanto no tratamento de restauração com resina ou porcelana é necessário seguir as recomendações do profissional para evitar que o problema volte.

“No caso da ortodontia, é indispensável o uso de barra de contenção. Já no de tratamento de restauração é preciso o acompanhamento da estabilidade da articulação bucal para manter os dentes na posição correta”, declara.

Dr. Joel Mauri dos Santos*Dr. Joel Mauri dos Santos é formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em reabilitação oral estética e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Direciona sua clínica com conhecimento e tecnologia apoiado ao seu próprio laboratório de prótese para a área da estética dental. Conheça mais sobre o trabalho do profissional no site www.clinicadrjoel.com.br .