20 fev

Cuidados com a pele no verão

”Conheça algumas dicas sobre os cuidados com a pele para você curtir o sol sem culpa”

O sol está aí e você provavelmente quer ficar bronzeada e se livrar do “branco de escritório”, não é verdade? Mas, isso não quer dizer que você pode esquecer de cuidar da sua pele!

Cuidados com a pele no verãoA exposição ao sol é a grande vilã causadora do envelhecimento precoce e do surgimento do câncer de pele. No verão, os raios ultravioletas, principais causadores do câncer de pele, têm maior intensidade, por isso sua pele precisa de maiores cuidados. Isto não quer dizer que nas outras estações do ano você deve esquecer de se prevenir das doenças de pele causadas pela exposição ao sol sem a devida proteção.

Como cuidar de sua pele no verão

De acordo com a Fisioterapeuta especializada em Dermato-Funcional, Tatiana Campos Rocha, no verão, mais do que qualquer outra estação, a pele precisa de muita proteção, para se prevenir das agressões dos raios ultravioleta. “O efeito da radiação solar na pele se acumula com o tempo, ou seja, as consequências como manchas, envelhecimento precoce e câncer da pele só se manifestarão anos depois. Por isso é importante se prevenir sempre”, explica.

Apesar disso, de acordo com a Dermato-Funcional, é importante se expor ao sol, para que haja a síntese da vitamina D, importante para a absorção do cálcio, que é importante para fortalecer os ossos, os dentes e evitar o raquitismo.

Confira as dicas abaixo para colocar em prática no verão:

  • Abuse do filtro solar, especialmente na face. Aplique e reaplique várias vezes ao dia, de 20 a 30 minutos antes da exposição solar, especialmente se você for para a praia ou piscina. Use um fator de proteção solar 15 ou maior.
  • Evite a exposição solar das 10h às 16h. É quando a intensidade dos raios solares é maior e prejudica mais a pele.
  • Quanto mais clara a pele, maior deverá ser o fator de proteção solar.
  • As crianças, a partir de seis meses de idade já podem usar o filtro solar. Então mães: fiquem atentas! Caso a criança tenha uma idade inferior, ela deve sempre ser protegida e ficar na sombra sempre.
  • Use filtro solar mesmo em dias nublados. Mesmo nesses dias de 40% a 60% da radiação solar incidem sobre a pele.

Tatiana-campos-rocha* Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Fisioterapia Cardiorrespiratória. Conheça mais sobre o trabalho da profissional no Espaço Equilíbrio.