26 jun

Cuidados com a pele à noite

‘’Conheça os principais cuidados durante a noite para ter uma pele bonita de verdade!’’

Os cuidados da pele à noite são importantíssimos. Isso porque, sabemos que durante a noite, o metabolismo celular está acelerado para retirar as impurezas que foram acumuladas durante o dia, para a renovação celular e para a pele se recompor. Por isso, um dos principais passos para começar os cuidados com a pele é a retirada da maquiagem. Esse é um cuidado básico e imprescindível.

O que usar para demaquilar?

Hoje em dia temos à mão diversos produtos específicos para demaquilar. São eles óleos bifásicos, trifásicos, aquosos, cremes específicos e muito mais. A escolha é livre. Vale apenas ressaltar que o produto deve ser de boa qualidade. A aplicação é muito simples, basta apenas passar em todo o rosto com um algodão, evidentemente deve-se evitar o contato com as mucosas e com os olhos.

Cuidados com a peleSe você ainda não escolheu nenhum produto demaquilante de sua preferência, uma ótima opção é utilizar um shampoo infantil básico (como por exemplo, os da Johnson & Johnson). Para utilizar é muito simples, basta apenas dissolver um pouco na palma da mão, fazendo uma espuma legal e lavando o rosto. Ele não arde os olhos e ajuda a retirar aquelas várias camadas de máscara para cílios comum ou ainda, uma que seja mais resistente.

Entretanto, os cuidados com a pele à noite vão além também de apenas demaquilar. Além de lavar, é interessante também usar um tônico para mediar o PH da pela (Potencial Hidrogeniônico). Uma boa tonificação é importante para qualquer tipo de pele.

A noite também é um horário muito interessante para usar alguns cremes noturnos como os que contêm ácido (procure seu dermatologista para uma boa indicação), hidratantes, clareadores para a área de olhos e um anti-age.

Para quem tem a pele oleosa ou mista, o recomendável é evitar o uso de hidratantes. O indicado é deixar a pele livre (respirando) para sua recuperação, evitando assim a formação de cravos e espinhas.

É bom lembrar que todos os passos sugeridos devem ser feitos com produtos adequados para cada tipo de pele, seja ela seca, mista ou oleosa. Para a manutenção de uma pele limpa é importante manter os cuidados também durante o dia e ainda, fazer uma boa limpeza de pele a cada três meses.

Tatiana-campos-rocha*Este texto foi escrito por Tatiana Campos Rocha, fisioterapeuta com pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional e Fisioterapia Cardiorrespiratória. Conheça mais sobre o trabalho da profissional no www.espacoequilibrio.com.br.