14 jan

Como uma alimentação saudável pode ajudar a conquistar uma pele bonita

Para manter a pele sempre linda o ideal e uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados. Segundo a nutricionista, Jéssica Kelly, um dos segredos para uma boa pele é evitar o consumo de açúcares. Eles produzem um efeito nefasto sobre o sistema digestivo e uma ação acidificante no sangue, que tende a criar problemas cutâneos, que impedem a pele de respirar adequadamente.

 

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A especialista ainda recomenda ingerir cerca de 2 litros de água por dia. A água contribui para a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo. Deve-se também evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos é também uma forma benéfica no retardamento no processo de envelhecimento.

Cuidados com a pele no verão

Principalmente com a chegada do verão, o cuidado com a pele deve ser redobrado por conta de uma maior exposição ao sol. Às vezes a pele fica flácida, com aparência mais velha por diversos fatores, como a queda dos níveis de estrogênio, a genética, alimentação inadequada ou mesmo falta de atividade física. De acordo com Jéssica, com algumas dicas simples você pode ter uma pele linda e saudável.

“Alimente-se bem, o conselho é consumir quatro porções de frutas e verduras, e três porções de grãos integrais por dia, pois são alimentos ricos em vitaminas e minerais que ajudam a manter a elasticidade da pele. E beba pelo menos 2,5 litros de água por dia”, explica a especialista.

Ainda segundo Jéssica, é fundamental também o consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como por exemplo, azeite de oliva extra virgem, abacate, salmão, óleo de coco extra virgem, sementes de girassol, linhaça, abóbora, e alimentos que contenham boas fontes de proteínas e carboidratos.

“Dormir bem é muito importante. O ideal são 8 horas por noite, pois assim o corpo descansa o suficiente e produz uma maior quantidade de cortisol, prevenindo o aparecimento das rugas e outros sinais do envelhecimento”, afirma.

Além disso, neste período de verão deve-se aumentar a ingestão de antioxidantes, como verduras de cor escura, tomate, cenoura, abóbora e espinafre, que são ricos em carotenóides e flavonóides. As frutas também são uma excelente fonte em antioxidante. Limão, kiwi, uva, morango, melancia, amora, framboesa são boas opções.

É válido lembrar que o uso do protetor solar é muito importante, tanto para manter a pele com uma aparência saudável quanto para evitar manchas e doenças de pele. E o creme hidratante também pode ser um ótimo aliado para deixar a pele macia e com o aspecto agradável.

Jessica-Kelly-Nutricionista*Jéssica Kelly é nutricionista e pós graduada em consultoria nutricional.